Após a Independência dos Estados Unidos, os estados situados ao Norte do país de desenvolveram mais que os estados do Sul.
A economia dos estados do Norte era baseada na Indústria, tendo como trabalhares os operários, ou seja, trabalho livre. Já os estados no Sul baseavam sua economia na agricultura, tendo os escravos como trabalhadores, ou seja, trabalho forçado.
O Sul dependia dos escravos como mão-de-obra. Já o Norte queria o fim da escravidão, para aumentar as compras, fortalecendo a sua indústria.
Em 1860 ocorreu a eleição de Abraham Lincoln, pelos estados do Norte. Lincoln, como os estados do Norte, era a favor a abolição da escravidão, totalmente o oposto do que os estados do Sul queriam.
Os Estados do Sul se rebelaram e resolveram se separar e criar um novo pais os Estados Confederados da América.
A guerra começou quando os Confederados, estados do Sul, atacaram Fort Sumter, uma base militar americana, situada na Carolina do Sul, em 12 de Abril de 1861.
Forças Armadas
Quando a guerra começou, nem os Confederados, estados do Sul, nem a União, estados do norte, tinham um plano de recrutamento de soldados. No inicio da guerra o exército da união tinha aproximadamente 11 mil soldados e a confederação tinha apenas 6 mil soldados.
No começo da guerra tanto a União como a confederação utilizavam o alistamento voluntário, mais a guerra foi se estendendo e o número de baixas foi aumentando, e mais soldados passaram a ser necessários.
A duração da guerra e os números de baixas diminuíram muito o entusiasmo pela população de ambos os lados pela guerra, sendo assim, o número de voluntários acabou caindo. O alistamento forçado acabou por ser nescessario em ambos os lados ao longo da guerra.
A guerra foi chamada por vários soldados como "guerra entre homens ricos, lutas entre homens pobres".
Isto porque este recrutamento forçado possuía suas exceções. Nos dois lados, homens que, pelas regras do recrutamento forçado, teriam de servir no exército, poderiam contratar um substituto - geralmente, um homem pobre e sem trabalho - para lutar em seu lugar.
Estas exceções fizeram com que o sistema de recrutamento forçado fosse mal visto por soldados de origem humilde, tanto na União quanto na Confederação.Alguns meses depois do inicio do recrutamento forçado ter começado, a população se revoltou . Os revoltados estavam armados, e exigiam o fim do alistamento forçado. Esta revolta foi combatida com o uso de força policiale militar. Apesar dos problemas, o recrutamento forçado em ambos os lados foram bem-sucedidos em seu objetivo, de aumentar o número de soldados nas forças armadas.
Frentes de Batalha
O plano Anaconda
Plano Anaconda foi criado pelo General da União Winfield Scott, e entrou em uso em 1862.
Instituiu um cerco da Confederação por parte da União, através de um bloqueio naval, do controle do Rio Mississippi e do Rio Tennessee, assim, cercando e dividindo totalmente a Confederação.
O objetivo do plano anaconda era bloquear a exportação de algodão, tabaco e alimentos a países europeus. o Plano Anaconda também tinha como objetivo a captura da capital da Confederação, Richmond
Queda da Confederação
Em 1864, já estava claro que a Confederação havia perdido a guerra. Suas forças diminuíam, graças a baixas em batalhas e à conquista de território confederado por parte da União, assim diminuindo o número de recrutas. Além disso, haviam equipamentos em falta, e a maioria do sistema de transportes da Confederação ou havia passado ao controle da União ou havia sido sabotada.
Em 9 de março de 1864, Lincoln deu a Grant, general da União, o comando de todas as forças da União. Em maio, Grant e a Tropa do Potomac, comandada por Meade, moveram-se para uma região nomeada Wilderness atraindo assim o confederado Lee e suas forças. Grant, comandante direto de 118 mil soldados, achava que, com quase o dobro de soldados (Lee tinha apenas 60 mil soldados), venceria facilmente a batalha. A Batalha de Wilderness começou em 5 de maio e durou dois dias. A vegetação densa deu a vantagem para Grant. A cavalaria e os canhões da União se mostraram inúteis na região. Além disso quase sempre os arbustos pegavam fogo, e vários soldados morriam queimados. Os 2 lados recuaram, tendo sofrido enormes perdas.
Em maio de 1864, Sheridan, comandante de uma tropa de 100 mil soldados, por ordens de Grant, invadiu e conquistou muito do sudeste da Confederação. Sheridan conquistou Atlanta ainda em maio, tendo enfrentado resistência de uma força confederada de aproximadamente 60 mil soldados, comandadas por Joseph Eggleton Johnston. Ele recuou, e foi substituído por John Hood. Que decidiu invadir o Tennessee, esperando que Sheridan fizesse o mesmo. Hood acreditava que podia vencer Sheridan no terreno do Tennessee. Porém, na Batalha de Franklin, em 30 de novembro, Hood foi derrotado pelo General nortista John Schofield. Hood recuou para Nashville, Virgínia, e foi derrotado definitivamente por Sheridan e seus 55 mil soldados na Batalha de Nashville, em 16 de dezembro.
Enquanto isto em maio de 1864, Grant tentou em uma série de ataques "tudo-ou-nada" contra a capital confederada, Richmond. A Batalha de Spotsylvania Court, ocorrida em 8 de maio, teve os mesmos resultados de Wilderness. Em 3 de junho, Grant, ao comando de 50 mil soldados, ordenou um ataque a Cold Habor e seus 30 mil soldados, localizada imediatamente ao norte de Richmond. Os confederados, bem entricheirados, conseguiram fazer aproximadamente 7,5 mil baixas em apenas alguns minutos contra Grant, que foi forçado a recuar. Grant foi apelidado de "açougueiro" pela mídia nortista, tendo perdido 45 mil soldados em apenas um mês.
Sabendo que um ataque frontal e direto contra Richmond seria desastroso, Grant moveu suas forças em direção ao sul, ao sul do Rio James, para atacar Petersburg, um pólo ferroviário que abastecia Richmond com suprimentos. A captura de Petersburg forçaria Lee a sair da cidade para defender a capital confederada. Ao invés de um ataque direto, Grant desta vez preferiu cercar Petersburg e lentamente para-la com a falta de suprimentos. Assim sendo, trincheiras foram cavadas em torno da cidade e ferrovias alimentando a cidade foram cortadas.
Por um ano Petersburg ficou cercada, até que nos primeiros dias de abril de 1865 as instalações ferroviárias de Petersburg foram finalmente capturadas pelas forças de Grant. Lee foi forçado então a fugir da cidade, e forças nortistas capturaram Richmond em 10 de abril. Grant continuou a perseguir Lee e sua força, que batia em retirada, tendo conseguindo cercá-lo em Appomattox. Lee, ao controle de 50 mil soldados, viu que uma vitória era impossível contra os aproximadamente 120 mil soldados de Grant, e Lee pediu por termos da rendição em 8 de abril. No dia seguinte, Grant e Lee encontraram-se na corte judicial de Appomattox, onde Grant ofereceu termos relativamente generosos de rendição.
Curiosidades:
* A guerra foi encenada no filme “... e o vento levou”
* Os estados do Norte eram chamados de União por querer que o pais continuasse junto.
* A maior parte da população sulista sentiu-se humilhada com estas medidas, favorecendo o surgimento de sociedades secretas como os Cavaleiros da Camélia Branca e a Ku Klux Klan, que empregavam a violência para perseguir os afro-americanos e defender a segregação racial.
* Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa "O Killed" (zero mortos). Dai surgiu a expressão O.K. para indicar que tudo está bem.




òtmio post. Bem completo e bem pesquisado. Muito interessante a história dos EUA. Precursor de muitas mudanças no mundo depois desses acontecimentos. =)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir.. excelente post contado fato a fato a evolução e desenvolvimento do EUA e o custo (guerra, mortes) deste desenvolvimento até se tornar a referencia mundial em tecnologia de armamentos de Guerra.
ResponderExcluirGostei de vê viu..!!! O interesse pela história, hoje as pessoas não estão interesadas no que aconteceu e não se esforçam para lembrar/estudar o que aconteceu.
ResponderExcluirnão sabia que a Confederação havia perdido a guerra! muito bom texto!
ResponderExcluirApenas com o intuito de enriquecer o post , considero muito importante acrescentar alguns comentarios abaixo :
ResponderExcluirA Guerra de Secessão foi a que matou mais norte americanos até hoje , quase o dobro de norte americanos que morreram na Segunda Guerra Mundial.
Como citado no início do post , o interesse comercial e o interesse político prevaleceu ( e até hoje prevalece ) sobre qualquer interesse social e humanitário , ou seja , a preocupação com a libertação dos escravos originada nas teorias de Abraham Lincoln , era estritamente comercial como a dos estados do sul .
Nós nos enganamos até hoje quando pensamos ao contrário em qualquer cenário da economia brasileira , seja para favorecimentos comerciais ou eleitorais , que vai desde concessões de rodovias pára se cobrar pedágios abusivos ou se desviar dinheiro em obras públicas ou em até programas de bolsa família.
O principal objetivo é sempre o mesmo visar o lucro para algum grupo , podendo ou não trazer mínimos benefícios sociais a população como fatores secundários e não principais.
Na minha opnião, quanto ao que se refere as sociedades secretas postado nas curiosidades , também gostaria de acrescentar que os Cavaleiros da Camélia Branca e a Ku Klux Klan surgiram a partir de atitudes tomadas pelo governo com uma extrema falta de estratégia , capacidade administrativa , bom senso e falta de noções de governança ao "empossar" no governo dos estados derrotados , negros americanos em cargos importantes.
ResponderExcluirO que estou comentando aqui não é sobre a capacidade de governar dos "afro- descendentes" e sim o que um governo achava que ia acontecer ao simplesmente "colocar" na governança essas pessoas. Os estados estavam em guerra querendo se separar para manter a escravidão , a população está lutando e morrendo para manter a escravidão , e aí vem um "maluco" e por ter ganhado a guerra coloca no governo lideranças dos escravos.Nunca vi tamanha falta de bom senso e estratégia... , pensa um pouco ... cria um governo de unificação , de transição , pacificador ...etc....estava na cara que algumas pessoas iriam criar essas sociedades para perseguir e imprimir o racismo ...era o que tinha restado aos derrotados e ..isso vai se passando de geração a geração....vemos isso até hoje nessas situações onde condições são impostas a qualquer que sejam os povos ...onde a falta de tolerância e a falta de bom senso prevalece.
a historia sempre e uma fonte muita rica de ensinamento, mostra os erros do passado, com o objetivo de melhor a vida dos povos do presente. o Problema e que sempre nos esquecemos das lições que a história, nos mostra e o erros vão sempre se prepetindo. Nesta guerra de Secessão o extopim foi o fator economico, alguns poucos do norte, que já tinham suas riquezas buscavam ganhar ainda mais e tinham o foco em um parte da população que até então era economicamente inativa, já o sul, ou melhor os grandes fazendeiros queriam continuar com sua grande margem de lucro sem precisar pagar pela mão de obra que lhe proporcionava isso. Em resumo a ganancia levou a guerra e muitas mortes de pessoas inoscentes.
ResponderExcluirSobre a materia postada tambem achei muito legal e interessante a origem da OK.
Eu achei bem legal a origem da sigla OK , muito bom
ResponderExcluirEu achei muito interessante a historia da Guerra das Sucessoes, e as curiosidades também, muito bom mesmo!!!!
ResponderExcluirSobre este artigo gostei bastante, por terde maneira exunta mais ao mesmo tempo completa da história Americana. Sobre as curiosidades gostei bastante principalmente sobre a sigla O.K.
ResponderExcluirResumo ótimo