
Origem :
A expressão socialismo foi criada por Robert Owen em 1834 e teria sido utilizada pela primeira vez por, Pierre Leroux, seguido de Fourier.
Tipos de Socialismo:
>Socialismo Utópico :
*Pensadores:
Charles Fouvier
Saint Simon
Robert Owen
Utópico tem origem da palavra Utópica que significa : “ Um sonho que nunca irá virar realidade”.
Socialismo utópico seria que todos iriam ser iguais por que a sociedade é justa . Todos trabalham e recebem dividendos iguais .
>Socialismo Cientifico:
*Pensadores
Karl Marx
Freedrich Engels
O socialismo cientifico científico e também chamado de socialismo marxista começou no século XIX .
Rompeu com os socialistas "Utópicos", porque não apresentava na prática como combater o capitalismo, mas reconheceram a importância e aproveitaram a análise crítica da realidade política e econômica de toda a história das sociedades e do capitalismo.
Mas decidiram pensar em alguma coisa que combatesse o capitalismo.
Divergências :
As origens das teorias socialistas surgiram como reação ao quadro de desigualdade, opressão e exploração que viam na sociedade capitalista do século XIX, tinham a proposta de buscar uma nova harmonia social por meio de drásticas mudanças, como a transferência dos meios de produção das classes proprietárias . Uma consequência dessa transformação seria o fim do trabalho assalariado e a substituição do mercado por uma gestão socializada ou planejada, com o objetivo de distribuir a produção econômica e todo tipo de serviço segundo as necessidades da população. O comunismo seria a última fase, onde as pessoas já estivessem tão acostumadas a viver nesse tipo de sociedade . Tais mudanças exigiriam uma transformação radical do sistema político.
Alguns teóricos postularam a revolução social como único meio de alcançar a nova sociedade, outros, como os social-democratas, consideravam que as transformações políticas deveriam se realizar de forma progressiva, sem ruptura e dentro do sistema capitalista.
Criticas ao Socialismo:
John Stuart Mill, Alexis de Tocqueville, Karl Popper, Eugen von Boehm-Bawerk, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek e Joseph Schumpeter.
Popper dizia que o historicismo marxista não poderia ser considerado uma teoria científica, pois não é falsificável pela experiência humana, considerando este historicismo como inimigo da sociedade aberta, por ser ontologicamente impossível de negá-lo.
Mises, em seu livro "Socialismo" argumentou pela impossibilidade de um governo socialista de planejar racionalmente uma economia complexa. Sem uma economia de mercado, dizia Mises, não pode haver um sistema de preços baseado na oferta e demanda. Apenas o livre mercado informa à sociedade sobre a alocação mais racional dos recursos e do uso mais produtivo dos bens de capital.
Hayek escreveu em "O Caminho da Servidão" que qualquer tentativa de controlar a economia implica numa concentração de poder estatal e na diminuição da liberdade política. O socialismo terminaria sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos controla os demais membros da sociedade mediante a coerção e a compulsão organizada. Exemplos de governos totalitários nesses moldes foram a URSS, especialmente durante o regime de Josef Stalin, a China de Mao Tse-tung e outros experimentos na África e na Ásia. Em sua defesa os socialistas argumentam que esses países, apesar de se considerarem socialistas, nunca teriam aderido ao socialismo pois, na prática, ele nunca teria existido. Ainda segundo Hayek, o planejamento econômico proposto pelos socialistas era menos eficiente no provimento do bem-estar social que o livre mercado.
Anarquismo

Socialismo e Anarquismo
*Pensadores:
Bakunin
Prodhon
Origem:
Não há consenso entre os historiadores sobre as origens da ideologia anarquista. Mas é possível afirmar que alguns pensadores e teóricos, como o inglês William Godwin, que em 1793 publicou o livro "Enquiry Concerning Political Justice" , o francês Pierre-Joseph Proudhon, que em 1840 publicou "Qu'est-ce que la propriété?" , e o alemão Max Stirner, que publicou "Der Einzige und sein Eigentum" , influenciaram decisivamente o conteúdo da ideologia anarquista.
Explicação:
O anarquismo significa ; a ausência de governo e de leis .
Imagine seu pais sem leis ...por exemplo:
Alguem esta no transito e outra pessoa passa na frente dela e daí esta pessoa começa uma discussão , no final ele vai lá e mata a pessoa que passou na frente dele .
Daí esta família da pessoa que morreu vai e mata oque matou seu familiar e um da outra família mata alguem da outra família …
Em algumas horas o mundo acabaria assim .

Movimentos anarquistas:
A crítica da propriedade privada e do Estado burguês feita pelos ideólogos anarquistas resultou no desenvolvimento do trabalho de conscientização e mobilização das massas proletárias . Em muitos aspectos, a ideologia anarquista se parece com a ideologia socialista - principalmente no tocante a luta de classes, a defesa das classes oprimidas, a crítica da propriedade privada, da sociedade e do Estado burguês. Por conta disso, durante décadas os anarquistas e os comunistas se aliaram na organização dos movimentos revolucionários.
Apesar de considerar o socialismo falho e cheio de "sujeira" não há como não coroar o modelo adotado pela China. O melhor seria um socialismo aliado aop captalismo como a China hoje adota. Já a anarquia é algo completamente utópico e inviável na sociedade seja no pais que for! Boa pesqiosa... mas sem novidades. Tente falar sobre isso com exemplos mais atuais e casos de sucesso (tá não tem caso de sucesso na anarquia, mas fazer o que)... ;)
ResponderExcluirTudo o que é em excesso é prejudicial ao desenvolvimento sócio-economico de um país, mas como nem tudo é perfeito e cheio de flores e amores, então uma Nação tende a utilizar base que mais lhe parece favorável. Exemplo governo Lula, que é (era) o principal defensor do Socialismo, entende que no Brasil (totalmente capitalista) não tem como reverter ou "inverter" o sistema já em funcionamento.
ResponderExcluirO assunto citado acima só reforça um pouco o que em alguns país há...Boa pesquisa
ResponderExcluirSobre este assunto, a Anarquia é totalmente inviavel, Socialismo num pais e no mundo que vivemos hoje não é viavel, com exceção da China que conseguiu unir o socialismo com capitalismo, mais não podemos esquecer o preço que se paga por isso.
ResponderExcluiro Anarquismo poderia dar até certo (pode até ser chamado de utopia) mas pra dar certo, precisaria de uma conscientização geral da população, com cada um sabendo seu papel, e seus deveres na sociedade...
ResponderExcluirse houvesse essa conscientização, o anarquismo poderia dar certo...